prótese é o substituto dos dentes, e pode ser colocado sobre o rebordo ósseo gengival, sobre dentes remanescentes ou sobre um implante.

A falta de dentes prejudica muito a vida de uma pessoa; as consequências vão desde a saúde bucal comprometida até a baixa de autoestima. Por isso o uso de próteses é bastante comum, uma vez que o sorriso de uma pessoa é como seu cartão de visitas, e reabilitar a perda de um ou mais dentes, significa devolver a função mastigatória, a pronúncia correta das palavras e a autoestima.

Existem vários tipos de prótese dental e a indicação depende de cada caso.

Prótese fixa ou Prótese removível?

A principal diferença entre os dois tipos de prótese é exatamente essa: uma é fixa e a outra é removível. Porém, ainda existem dois tipos diferentes de próteses removíveis, que são a total e a parcial.

prótese fixa é fixada entre dois dentes, que servirão como base para a colocação da prótese; por isso é necessário que se tenha pelo menos dois dentes saudáveis para que a prótese se assente. Porém, precisa ser feita uma adaptação na estrutura desses dentes que servirão de apoio para a prótese fixa.

Uma prótese colocada sobre um implante também pode ser fixa, e pode ser apoiada em um único implante (coroas sobre implantes), sobre dois implantes (prótese fixa) ou sobre múltiplos implantes (protocolo).

Já a prótese removível pode ser apoiada sobre os dentes remanescentes através de uma estrutura metálica (prótese parcial removível),  sobre dois implantes (overdenture), ou sobre o rebordo ósseo gengival (prótese total).

Qual melhor tipo de prótese?

Não há como se chegar à conclusão de qual o melhor tipo de prótese para o paciente, já que cada caso é único. O melhor a se fazer é uma consulta com seu dentista que, após feitos os exames necessários, te indicará o melhor tratamento.

Sua expectativa em relação ao tratamento será levada em conta. Por isso, é importante que tenha uma conversa bastante franca com seu dentista sobre o que está esperando como resultado da colocação das próteses. O dentista deve saber se você dá mais importância, por exemplo, para o conforto, para o custo ou para a preservação dentária.

Como vimos, são muitos fatores a se considerar antes de fazer a escolha pelo tipo de prótese indicado para cada caso.

Tipos de prótese

Próteses totais ou dentaduras são usadas quando todos os dentes são perdidos; é um tipo de prótese removível e são confeccionadas preferencialmente em resina acrílica. Apresentam uma boa estética, mas necessitam de suporte ósseo para melhor adaptação.

Overdenture é uma prótese total removível sobre implantes. Este tipo de prótese é mais barata que a prótese protocolo porque exige menos implantes e é confeccionada em resina acrílica. Esta prótese é como uma dentadura, porém tem um encaixe que conecta os implantes à prótese, conferindo estabilidade e retenção.

Esta prótese pode ser retirada pelo paciente e por isto sua higienização é facilitada.

Após a osteointegração dos implantes, um componente protético é parafusado sobre eles e uma moldagem é realizada para a confecção da placa de prova da prótese total. Medidas de altura dos dentes, largura e inclinação do arco; ajuste com os demais dentes são feitas e um protótipo é provado. A prótese definitiva é instalada após testes de mastigação e fonética.

Protocolo é uma prótese total fixada sobre implantes dentais. Em média 4 a 6 implantes são colocados e esse tipo de prótese é parafusada sobre os implantes e só pode ser removida pelo dentista.

É uma prótese que confere boa estética e é uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura ou não possui osso para suportar a dentadura.

Após a osseointegração dos implantes, um componente protético é parafusado sobre os implantes e estes são moldados para que uma barra metálica possa ser confeccionada.

Sobre a barra metálica são realizadas medições de altura e os dentes são montados. Após prova de cor, função e adaptação, a prótese é concluída e parafusada definitivamente.

Anualmente é necessário a remoção para higienizar a região, e isso deve ser feito pelo dentista.

Próteses parciais são usadas quando parte dos dentes são perdidos, e utilizam os dentes remanescentes para sustentação. Esteticamente são desfavoráveis, pois o suporte é metálico e frequentemente são visíveis ao sorriso.

As coroas são próteses unitárias sobre um dente natural. Na maioria dos casos, este tipo de prótese é colocada sobre um dente que sofreu fratura ou devido a cárie extensa com destruição de grande quantidade de tecido dentário.

Normalmente são colocadas sobre o dente que realizou tratamento endodôntico (canal), nesse caso um núcleo deve ser construído antes da coroa para melhorar a resistência do dente.

O material da coroa pode ser resina, zircônia ou porcelana, com ou sem metal. Coroas com reforço metálico não conferem boa estética.

As coroas sobre implantes são aplicadas sobre os implantes que o dentista colocou previamente. Após a osseointegração do implante; um componente protético é instalado sobre o parafuso implantado e este conjunto é moldado para a confecção da coroa. Neste período uma coroa provisória é colocada no local para condicionar a gengiva, proporcionando uma melhor estética.

O material da coroa é porcelana, com ou sem metal ou zircônia. Coroas com reforço de zircônia são mais estéticas. Essas coroas podem ser cimentadas ou parafusadas. As parafusadas permitem a remoção para reparos.