Ortodontia é a área da Odontologia que trata de dentes e ossos que estejam mal posicionados.

higiene bucal é prejudicada quando existem dentes tortos, já que sua limpeza fica dificultada – o que pode acarretar em doenças bucais mais sérias ou, em casos mais extremos, à perda de dentes.

E, além das doenças bucais causadas por bactérias, há também as disfunções devido ao estresse excessivo da arcada dentária. Isso acaba por favorecer o aparecimento da síndrome da ATM, dores de cabeça e na região do pescoço, ombros e costas.

Quando o Tratamento Ortodôntico é indicado?

Existem algumas situações em que um tratamento ortodôntico será, provavelmente, a melhor solução. Algumas das disfunções que se encaixam nesse perfil são:

  • Apinhamento
  • Desvio de linha mediana
  • Diastema
  • Mordida aberta
  • Mordida cruzada
  • Mordida cruzada anterior
  • Sobremordida
Ortodontia - como é feito o tratamento

Como é feito o Tratamento?

É imprescindível um bom diagnóstico antes de se decidir por qual técnica utilizar. Para isso exames detalhados como fotografias, radiografias, tomografias, modelos de estudo e até mesmo o escaneamento das arcadas dentárias podem ser solicitados. Um grande aliado para o diagnóstico ortodôntico é o exame da oclusão , realizado no próprio consultório, através do articulador semi-ajustável.

A Ortodontia normalmente utiliza aparelhos fixos ou móveis e ainda os modernos alinhadores estéticos. Trabalham com forças diretamente sobre os dentes.

Já a Ortopedia Funcional dos Maxilares trabalha com aparelhos removíveis na estimulação de nervos sensoriais encontrados na região da boca, promovendo mudanças passivas na estrutura óssea e muscular da arcada.

Problemas relacionados a má oclusão, como bruxismo, apneia do sono, dores de cabeça, dor de ouvido, apinhamento dental, mordida cruzada ou aberta, respiração bucal e mau posicionamento da língua; podem ser tratados com os aparelhos fixos, removíveis ou funcionais. Os Tratamentos Ortodônticos e Ortopédicos tornam a boca mais saudável, proporcionando uma estética facial mais agradável e dentes mais duradouros. São realizados nas fases de crescimento, fase adulta e terceira idade.

Aparelho fixo

aparelho fixo é o tipo mais comum. Ele possui bráquetes, que são ligados por fios de metal entre si, de forma que os dentes são gradualmente puxados em direção à sua posição correta. É importante que o usuário desse tipo de aparelho se atente à higiene bucal, que deve ser redobrada.

Atualmente, esse tipo de aparelho é bastante anatômico, garantindo o mínimo incômodo para o paciente. 

Dentro dessa linha de aparelhos fixos, temos o moderno aparelho autoligado. Este aparelho fixo dispensa o uso das borrachinhas, o que o torna mais higiênico e mais discreto. É um aparelho de alta tecnologia que faz com que o tratamento seja mais rápido e confortável.

Aparelho fixo estético

É bastante similar ao aparelho fixo, com a diferença de que seu material, ao invés de metal, é transparente. Dessa forma, ele proporciona um sorriso mais estético para o paciente que deseja um sorriso mais natural.

O material utilizado nesse tipo de aparelho normalmente é safira, policarbonato ou porcelana. É importante salientar que esse aparelho, assim como o fixo tradicional (de metal), não desgasta com o tempo. 

Aparelho móvel

aparelho móvel é o mais indicado para crianças, com dentição definitiva ou não.

Também é utilizado em pacientes que já retiraram o aparelho fixo e, dessa forma, precisam evitar que os dentes voltem a desalinhar. Por isso seu uso é tão importante. O resultado do tratamento ortodôntico dependerá da boa utilização desse aparelho por parte do paciente. 

Aparelhos Ortopédicos Funcionais

Os Aparelhos Ortopédicos Funcionais são móveis e remodelam as estruturas ósseas, musculares e articular, através de estímulos sensoriais, promovendo melhora na funcionalidade da arcada dentária.

Esse tipo de aparelho é colocado tanto no maxilar inferior quanto no superior. Dessa forma, o paciente poderá sempre retirá-lo para se alimentar, para higienização e também para apresentações em ambientes sociais.

Somente um bom diagnóstico baseado em exames clínicos, fotográficos funcionais e radiográficos será capaz de indicar qual o tratamento mais indicado para cada paciente; assim como o tempo estimado de tratamento. Por isso o planejamento é fundamental.

Agende sua avaliação e conheça nossa abordagem clínica.

Aparelhos Invisíveis

O aparelho invisível é uma estrutura removível que promove o alinhamento dentário por meio do uso de um conjunto de alinhadores transparentes; confeccionados em acetato e moldados de acordo com a arcada dentária do paciente.

Ele não possui bandas, fios ou bráquetes, e deve ser removido na hora da alimentação e da higienização bucal. Isso faz com que seja mais higiênico. Além disso é bastante confortável e discreto, pois encaixa perfeitamente nos dentes do paciente e não interfere na fala.

O aparelho invisível possibilita o alinhamento dos dentes por meio da troca sequencial dos alinhadores. Cada alinhador tem uma diferença na posição dos dentes em relação ao anterior, promovendo assim, a movimentação dentária.