Implantodontia é a área da Odontologia relacionada aos Implantes Dentários, que são a melhor opção para repor os dentes perdidos; devolvendo a capacidade mastigatória e estética do sorriso; servindo de apoio para coroas unitárias, próteses fixas ou próteses totais.

Sua composição é principalmente titânio. São fixados no osso maxilar ou mandibular, abaixo da gengiva; e quando o paciente não possui uma qualidade ou quantidade óssea boa, os enxertos ósseos podem ser necessários.

Os implantes são colocados no osso através de um procedimento cirúrgico. A reabilitação completa do dente depende da osseointegração do parafuso de titânio com o osso, levando em média 4 a 6 meses dependendo da região que receber o implante. Nesse período, costuma-se utilizar próteses provisórias, para que o espaço entre os dentes não diminua e, além disso, pode-se dimensionar o formato do dente  que virá em seguida.

Após esse período inicia a fase de colocação da prótese definitiva sobre o implante.

Existe também a possibilidade da realização de tratamento com implante de carga imediata, que é a colocação da coroa logo após a instalação do implante.

Indicações para Implante Dentário

Um Implante Dentário é indicado para todas as pessoas que querem ter de volta uma aparência mais estética, bem como para aquelas que queiram ter de volta a função mastigatória e, por vezes, da fala.

Para se definir qual o melhor tipo de tratamento para seu caso, é necessário consultar seu dentista, que, por meio de exames, poderá sugerir a melhor solução.