A Articulação Temporo-Mandibular (ATM) é uma articulação que liga a mandíbula ao crânio, e é uma das mais complexas articulações do corpo humano. É essa estrutura anatômica que também nos permite abrir a boca, sorrir, falar, mastigar e bocejar.

Ranger os dentes, manter a cabeça em má posição, apoiar o queixo sobre a mão, sofrer traumas, estresse, ansiedade, roer unhas ou utilizar próteses dentárias mal adaptadas, são situações que favorecem o surgimento da Disfunção Temporomandibular (DTM), podendo causar dores, limitar a capacidade de movimentar a mandíbula dificultando, inclusive, a mastigação.

Quando sentir qualquer desses sintomas, é imprescindível que procure a ajuda de um especialista, que poderá lhe indicar o melhor tratamento para o seu caso, após feito o correto diagnóstico.

Quais são os sintomas da DTM?

Os sintomas dos distúrbios da ATM são muitos e diversos e, por vezes, também são sintomas de outras disfunções e podem estar associados a outras doenças. Por isso, pode ser difícil saber se você tem DTM.

Por esse motivo, é importante consultar seu dentista caso esses sintomas apareçam. Ele poderá realizar um diagnóstico com base em seus exames e histórico médico.

Os sintomas mais comumente associados às disfunções da ATM são:

  • Travamento das mandíbulas ou dificuldade em movimentá-las
  • Dor ao abrir muito a boca ou então durante a mastigação
  • Dor muscular
  • Dor de ouvido
  • Mudança na maneira como os dentes inferiores e superiores se encaixam
  • Dor e sensação de pressão atrás dos olhos
  • Dores de cabeça muito parecidas com enxaqueca

Quais os tratamentos das disfunções da ATM?

Existem diversos tratamentos que são capazes de amenizar os efeitos e sintomas dessa disfunção. Dessa forma, após consultar seu dentista ele poderá indicar o tratamento que melhor se encaixa no seu caso.

Aplicação de calor úmido e prescrição de medicamentos

aplicação de calor ativa a circulação e promove o relaxamento muscular do local. E a indicação de medicamentos pode incluir relaxante muscular, anti-inflamatórios ou analgésicos para eliminar a dor e também o espasmo muscular provenientes da disfunção.

Laser

O efeito analgésico provocado pela luz do laser ou pelo LED vermelho e infravermelho, além de eliminar as dores provocadas pela doença, permite melhor movimentação da mandíbula.  

Utilização da placa miorelaxante

As placas de mordida tem papel importante na redução da hiperatividade dos músculos mastigatórios e auxilia a reduzir os sintomas da DTM. Esse aparelho é feito sob medida para a boca de cada paciente, e funciona ao encaixar sobre os dentes superiores e impedir que estes entrem em contato com os dentes inferiores. 

Viscossuplementação

Ao ser utilizada em conjunto com outras técnicas, a viscossuplementação pode trazer ao pacientes uma forma bastante rápida e segura de alívio do sofrimento causado pela DTM.

Consiste na injeção intra-articulação de hialuronato de sódio, componente este já existente no líquido sinovial de uma articulação saudável; o qual melhora a capacidade de amortecer os impactos, lubrifica o ambiente  aliviando a dor e melhorando o movimento das articulações.

Aparelhos ortodônticos e ortopédicos funcionais

Problemas relacionados a má oclusão, como bruxismo, apneia do sono, dores de cabeça, dor de ouvido, apinhamento dental, mordida cruzada ou aberta, respiração bucal e mau posicionamento da língua; acaba por favorecer o aparecimento da síndrome da ATM, dores de cabeça e na região do pescoço, ombros e costas; e podem ser tratados com os aparelhos fixos, removíveis ou funcionais.

Recuperacão da dimensão Vertical de Oclusão (DVO)

Sempre que os dentes sofrem desgaste por atrito com outros dentes, como nos casos de bruxismo, apertamento dental ou outra condição patológica que leve a esta condição; a musculatura bucal sofre as consequências e com isso dores podem surgir e até mesmo perda dos dentes; pois a boca vai perdendo medidas que são muito importantes para a integridade das articulações temporo-mandibulares e também para manter o equilíbrio dos tecidos faciais.

Seu tratamento se faz necessário para que o paciente volte a usufruir plenamente de suas funções bucais.