Cirurgias bucais são cada vez mais comuns entre pacientes que querem recuperar a beleza estética de seu sorriso. Afinal, o sorriso influencia bastante não somente na autoestima de uma pessoa, mas também na forma como os outros te enxergam.

Dois exemplos de cirurgias bucais que estão sendo muito procuradas ultimamente são a Plástica Gengival (ou Gengivoplastia) e a Reabilitação da Dimensão Vertical de Oclusão.

O que é Plástica Gengival (Gengivoplastia)

A Gengivoplastia é um procedimento que tem como objetivo a diminuição do tecido gengival que esteja em excesso (sorriso gengival). Dessa forma, é recobrada a simetria do sorriso do paciente.

Existem diferentes tipos de procedimentos, cada um deles com técnicas específicas, que podem eliminar, mascarar ou minimizar o sorriso gengival. Para descobrir qual desses tipos de procedimento é o ideal para o seu caso, converse com seu dentista.

Como é feita a Gengivoplastia

A Plástica Gengival é um procedimento bastante simples, em que o paciente pode voltar às suas atividades normais logo em seguida. Porém, o grau de complexidade da cirurgia pode aumentar dependendo do procedimento que precisará ser feito.

Para que o procedimento seja feito, o dentista aplica somente uma anestesia local e, com o bisturi, corta o excesso de gengiva (isso pode ser feito, inclusive, para corrigir a gengiva torta – chamada plastia gengival).

Porém, se o procedimento estiver sendo feito com o objetivo de corrigir uma gengiva aumentada, o processo torna-se um pouco mais complexo, durando uma média de 2 a 3 horas a cirurgia. E, em casos onde a área de gengiva que aparece é maior do que 8mm, poderá ser necessário, ainda, um reposicionamento do osso – o que torna o procedimento ainda mais complexo.

Além disso, também é possível que o objetivo seja o contrário do exposto, ou seja, aumentar a gengiva. Em casos como esse, torna-se necessário o uso de um enxerto, que é retirado do céu da boca para suprir a necessidade durante a cirurgia.

O que é Reabilitação da Dimensão Vertical de Oclusão (DVO)

O restabelecimento da dimensão vertical de oclusão (DVO) é de grande importância para a confecção de trabalhos protéticos, bem como ter de volta sua função e estética. Essa perda é resultado de certo desequilíbrio oclusal, e pode ser originada por diversos fatores, como perda de dentes ou bruxismo.

Seu tratamento se faz necessário para que o paciente volte a usufruir plenamente de suas funções bucais.

Cirurgia Oral é o campo da Odontologia que se preocupa com as pequenas cirurgias dentro da cavidade oral; dentre elas:

  • Colocação de implantes;
  • Interferência em alterações patológicas, como malformações estruturais ou traumas dos ossos da face;
  • Enxertos; e
  • Remoção de dentes inclusos, como o siso, por exemplo.

Cirurgia Oral é o campo da Odontologia que se preocupa com as pequenas cirurgias dentro da cavidade oral; dentre elas:

  • Colocação de implantes dentais;
  • Correção de malformações estruturais ou trauma dos ossos da face;
  • Enxertos ósseos ou de tecido gengival;
  • Extrações dentárias, inclusive de dentes inclusos.